h1

PRINCE – Purple Rain

Outubro 4, 2006

Prince - Purple RainA última música do 6.º álbum de Prince, apesar de, na altura, não ter sido o tema de maior sucesso dos que o compunham, é possivelmente aquela por que o artista é ainda hoje mais conhecido. “Purple Rain” (que, além da música, é também o nome  do álbum e do filme do qual são banda sonora) acabou por ser uma das peças musicais mais bem sucedidasdas de 1984. O álbum que, de acordo com a revista Billboard, permaneceu 24 semanas seguidas no número 1, tornou-se uma das melhores  bandas sonoras de sempre. A própria Rolling Stone colocou-o na 72.ª posição na sua lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Quanto à música particularmente dita, é preciso dizer que valeu a Prince um Academy Award na categoria de Best Original Song Score, que premeia as melhores músicas feitas especificamente para um filme. E não é para menos. Raras são as músicas que consigam transmitir tanto sentimento como esta. Desde a letra, que ganha mais sentido quando associada ao filme, à própria maneira como Prince a canta, Purple Rain é uma música que não deixa de mexer com as emoções. E como se não bastasse já a simples melodia que a compõe, na parte final somos ainda presenteados com um dos melhores solos de guitarra do músico, que mostra bem aquilo de que é capaz, mostrando que o Rhythm & Blues e o Pop que tanto influenciaram a sua carreira não são sinónimo de falta de virtuosismo.

Sem dúvida um dos momentos de maior inspiração de Prince, Purple Rain ficará certamente para a história da música dos anos 80… e não só.

Tendo sido impossível descobrir o vídeo oficial desta música disponível no YouTube (devido a imposições legais), aqui fica a versão só com o áudio.

7 comentários

  1. Sim Sr., bem escolhido!

    Sem dúvida que foi um dos grandes álbuns de Prince, mas continuo a preferir o “Diamonds and Pearls”…

    Já agora, por falar de grandes guitarristas, para quando um post sobre os Dire Straits? Ou então, sobre outro grande artista pop, o sempre controverso Michael Jackson.

    Outra das grandes bandas dos anos 80…

    Espero daqui a um mês (sim, porque blog só apresenta novidades mensalmente… :)) já ter qualquer coisinha para ler sobre os Dire Straits!


  2. Estou a ver que não está nada fácil redigir o post de Outubro… 🙂


  3. ups…. Queria dizer “de Novembro” 😀


  4. Este blog está mais que morto! 🙂


  5. Não, morto não, apenas dormente =P


  6. Boa noite! Faz tempo que estou procurando o filme de Prince para comprar e não acho, era muito menina quando assisti o filme, e como gostaria de assistir novamente, se for possível entre em contato para que eu possa adquirir, Tenho uma linda historia sobre este filme, gostaria de passar para os meus filhos, ou como faço para baixar pela internet, grande beijo….


  7. oi gostraria que passasse o filme purple rain na televisão beijos vivian



Deixe um comentário