h1

MARILLION – Misplaced Childhood

Agosto 12, 2006

Marillion - Misplaced ChildhoodDo you remember chalk hearts melting on a playground wall?
Do you remember dawn escapes from moon washed college halls?
Do you remember the cherry blossom in the market square?
Do you remember I thought it was confetti in our hair?

Com estes versos começa uma das músicas mais tocadas dos anos 80. Estou a falar de Kayleigh, o single mais conhecido dos Marillion, presente em Misplaced Childhood. Estávamos em 1985 quando esta banda de rock progressivo, com as suas influências em bandas como os Genesis, entre outros, lançou o seu terceiro álbum, de onde sairia, para além do já referido Kayleigh, o tema Lavender. Se nos álbuns anteriores vinhamos sendo habituados a uma combinação entre algumas músicas com uma duração “normal” de 3-5 minutos e outras para cima de 8 minutos (sem dúvida, aquelas em que a faceta progressiva era mais patente), sem qualquer relação entre si a nível musical, em Misplaced Childhood temos cerca de 45 minutos que poderiam ser divididos, sem dificuldade, em apenas 3 músicas. Porquê? Porque no álbum todo temos apenas 3 momentos de interrupção na música. De resto, as 12 faixas estão ligadas de tal forma que mal notamos a passagem de umas para outras.
Quem conhece esta primeira era dos Marillion está, certamente, familiarizado com as letras do vocalista Fish (Derek William Dick, de seu nome verdadeiro). Em Misplaced Childhood temos uma vez mais a complicada, porém espantosa, poesia de Derek em acção. Os jogos de palavras, o uso de termos mais complicados, as referências, por vezes eruditas, a elementos que só conseguimos entender com uma pesquisa algo detalhada, e a crítica social têm uma forte presença neste álbum, à semelhança do que acontecia em algumas músicas dos álbuns anteriores. Com esta terceira entrada no seu catálogo, os Marillion conseguiram, por um lado, uma maior atenção por parte das rádios (devido a Kayleigh) e, por outro, uma das suas melhores obras conceptuais. Não sendo, se calhar, um álbum que entre à primeira, para pessoas menos habituadas a este tipo de música, merece sem dúvida ser ouvido mais que uma vez para poder ser apreciado na sua totalidade.

Deixo aqui o vídeo de Lavender (já que Kayleigh é um tema suficientemente conhecido).

4 comentários

  1. Comentários publicados no post original (http://savageblue.blogspot.com)

    Anonymous said…
    Ofereceram-me esse album há algum tempo e é sem duvida uma das cenas mais fixes que já ouvi.
    Não tenho grande conhecimento de todo o trabalho deles, mas fiquei deveras impressionado com este disco.
    A ver se me inteiro mais do trabalho dos gajos, porque se for tudo como este…vale bem a pena!
    Adorei o conceito que usaram até para a simples criação da capa!
    Rock on!
    Frank

    9:04 PM, Abril 28, 2006

    ——

    Amazing said…
    É fabuloso!
    Devias ouvir o “Brave” deles, já com o novo vocalista.
    Mesmo muito bom.

    12:20 PM, Junho 08, 2006


  2. O melhor disco de originais de sempre. Misplaced é emocionante e melodico de principio a fim. Esteja onde estiver o Misplaced estara sempre comigo


  3. This algum is unforgettable. I´ve heard it so may times that I can remember all the lyrics since 1986 (1st time I’ve heard it)!! Buy it. It´s a classic.


  4. Para os apreciadores de Marillion, fica a informação que poderão ver o Steve Hogarth ao vivo no dia 5 de Setembro de 2008, no Santiago Alquimista em Lisboa. O concerto é organizado pela WEB Portugal, Clube Oficial de Fãs de Marillion. Para mais informações e reserva de bilhetes, consultem http://www.zm-art.com/marillionados/hnatural2008. Passem a palavra a amigos!



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: