h1

ROGER HODGSON – Ao Vivo no Coliseu de Lisboa

Setembro 17, 2006

Roger Hodgson LiveNo passado dia 31 de Agosto, o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, foi palco de um dos 2 concertos que o ex-vocalista dos Supertramp deu em Portugal (infelizmente, o concerto agendado para 10 de Setembro em Guimarães, foi cancelado). Este espectáculo teve a particularidade de termos Roger Hodgson acompanhado de uma orquestra para tocar temas da sua carreira a solo e também muitos dos êxitos por si compostos enquanto membro dos Supertramp, num concerto que, certamente, trouxe muita nostalgia a grande parte do público presente, sendo reavivada a memória da passagem da banda pelo Pavilhão Dramático de Cascais em 1979.

Cumpridor da famosa pontualidade britânica, o simpático cantor de 56 anos chegou, cumprimentou o público, sentou-se ao piano e abriu com Take the Long Way Home. Seguiu-se o obrigatório Give a Little Bit, depois de Roger explicar que gosta de iniciar sempre os concertos com este tema “because it has such good vibes” - e o que é certo é que, realmente, todo o público ajudou a cantar esta música.

Depois de Lovers in the Wind, uma bonita balada do seu primeiro álbum a solo (In the Eye of the Storm, de 1984), veio a música que levantou o Coliseu pela primeira vez, Hide in Your Shell, que teve direito a uma calorosa ovação por parte do público.

Keep the Pictures Warm foi uma pequena surpresa. Este tema recém-nascido e que promete um novo álbum para breve foi gravado no Canadá já durante esta tournée mas, no entanto, não faz ainda parte do alinhamento presente no DVD ao vivo que Roger gravou em Montreal.

Chegava então a vez de Breakfast in America, uma música que, como explicou o cantor, foi escrita ainda antes de os Supertramp existirem e que retratava o seu desejo de visitar o Novo Continente. Ainda do mesmo álbum, tivemos Lord is it Mine, antes de se passar à dupla que abre o álbum Crisis? What Crisis?, sendo o público e Hodgson, com a sua guitarra de 12 cordas, os intérpretes de Easy Does It e Sister Moonshine. The Logical Song fecharia esta primeira parte do concerto.

Após cerca de 20 minutos de intervalo, tivemos uma segunda parte que abriu em grande força, com a harmónica de School a merecer grandes ovações.

Seguiu-se um momento mais calmo com If Everyone Was Listening e Even in the Quietest Moments e, depois, foi altura de Only Because of You, mais um tema da carreira a solo de Roger.

Voltou-se à música mais mexida com Dreamer (que levantou, pela segunda vez, o público) e, depois, It’s Raining Again antecedeu mais um momento alto do concerto, com a interpretação na íntegra do grandioso Fool’s Overture, que teve direito a um longo e merecido aplauso, também em pé.

Para o encore, ficavam Two of Us e a repetição de Give a Little Bit, para terminar o concerto com a mesma boa disposição com que haviamos começado.

Em género de conclusão, pode-se dizer que foi um concerto bastante agradável, com o músico a mostrar-se sempre extremamente simpático, afectuoso e bastante conversador, demonstrando que estava ali para passar, ele próprio, um bom bocado, e não apenas a marcar calendário. E falta apenas salientar o facto de Roger Hodgson ter elogiado bastantes vezes a orquestra com quem se sentia lisonjeado por poder trabalhar.

Ficamos à espera do seu próximo trabalho e do DVD para relembrar esta agradável noite.

Edit: o DVD já saiu, chama-se Roger Hodgson: Take The Long Way Home – Live  in Montreal, e fica aqui The Logical Song :)

About these ads

12 comentários

  1. Caro Bruno,
    Subscrevo na íntegra o teu comentário que mereceu a m/melhor atenção, dissipei a dúvida que tinha sobre o ano de vinda deles cá em dois concertos, que eu vi o primeiro, pensava 1980, afinal foi 1979, ok!
    Vou-te no entanto acrescentar um pormenor, ou melhor dois… Um, foi o contraste dele em simpatia aquando da vinda cá em 1979, pouco ou nada ligaram aos 10 mil que enchiam o Pavilhão do Dramático de Cascais, o outro foi o igual contraste de horário, porque se não me falha a memória (?!…) Aqui foi com quase uma hora de atraso que entraram em palco, na altura então com o tema School.
    Um abraço
    Zé Oliveira


  2. Caro Bruno,

    Esqueci-me, era giro gravares um cd com o alinhamento do espectaculo e com o bilhete de capa.

    Um abraço
    Zé Oliveira


  3. Deixo apenas aqui o meu rasto dizendo que tenho imensa pena de não ter visto este SENHOR ao vivo… senhor de cuja música me acompanhou durante muitos e bons anos!!!
    Deixo também 1 grande abraço ao doutor que chefia este “caderno informativo” sobre a mais bela das artes, muitos assim faltam num país de mentes preguiçosas como o nosso!
    Keep up the excellent work


  4. Oi Bruno,

    Muito bom o seu blog! Acabei de conhecê-lo e gostei muito de sua crítica ao show do Roger Hodson em Portugal. Eu gostaria apenas de fazer duas pequenas correções:
    A música que você cita como “Keep the Pictures Warm”, na verdade seria chamada “Keep The Pigeons Warm” e ela está sim no DVD do Roger Hodgson, só que essa música foi creditada como sendo “Oh, Brother!”. Se você tem o DVD, preste atenção quando o Roger vai apresentar essa música ele se refere a ela como “Keep The Pigeons Warm”, mas nos créditos, ela aparece com o nome de “Oh, Brother!”.
    Abraços


  5. Obrigado pelo comentário, Guilherme. Agradeço também a correcção. Como ainda não vi o DVD à venda cá em Portugal, não pude visualizá-lo para me aperceber desse detalhe. Mas, de facto, no site do Roger Hodgson está lá a capa do DVD e vem lá uma música chamada “Oh Brother” que eu não encontrei em nenhum dos seus outros álbums. Muito obrigado pela dica, mais uma vez.
    Abraços


  6. Não sei se já tem o dvd, mas pode comprar neste loja do Porto a um preço acessivel.

    http://www.cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=3326347


  7. Olá, sou fã de Supertramp/Roger Hodgson ha mais de 30 anos! Estive nesses dois concertos memoráveis do Roger e tive a possibilidade de estar com ele pessoalmente nos dois dias! Tenho a informar que o Roger Hodgson vais estar em Gaia no dia 15JUL num concerto gratuito, a Camara Municipal de Gaia contratou-O! Naturalmente vou estar presente, bem como em Vigo dia 23JUL! SuperSaudações,
    Carlos Magalhães


  8. … Tenho a dizer que este DVD não é o unico de Supertramp! “The Story so Far” DVD de 2002 e Video VHS de 1990, com um concerto de Julho 83, banda completa ultimo tour de Supertramp com o Roger Hodgson! Fantástico! No Crato dia 29AGO06, foi gravado o concerto que um dia irá ser editado, pelo menos foi o que o Roger me disse! Concerto com 4 musicos acompanhantes, bem como a orquestra de Lisboa! Algo de extraordinario! Fantastico mesmo!
    Carlos Magalhães


  9. Olá, fans supertramp! Como o meu grande amigo Carlos Magalhães disse, e é verdade, o concerto do Crato foi simplesmente espantoso, com a orquestra e um som afinadissímo e, claro, um show de canto dado por esse sr. Hodgson. Pois é, amigos, quem não viu o concerto talvez tenha perdido das coisas mais belas de música ao vivo. Também fui ao Coliseu e, há pouco, a Gaia e irei a Atarfe, Granada, Espanha. Sempre que puder, estarei a ver os concertos dele em Portugal, não falharei nunca. Um abração bem tramp para todos os fans supertramp.


  10. É de facto extraordinário ouvir este musico espectacular, que marcou uma das melhores épocas de sempre no que diz respeito a criatividade musical e uma inigualável consequente originalidade .

    Os Supertram apareceram durante a época de ouro do então criativo ” Rock-Progressivo ” nos finais dos anos 60 com uma força arrebatadora durante os anos 70 , e com eles também foram nome bandas como, Genesis, Emerson Lake end Palmer, Yes, e tantos outros. Foram os anos de ouro de tantas outras bandas como os Mody Blues,Barclay James Harvest, Já para não falar de Leed Zepleen ou dos míticos e grandiosos ” Pink Floyd “.
    Voltando a Roger Hodgson. O seu nome Á primeira vista pode não dizer muito a pessoas menos atentas ao panorama musical. Mas a sua vós é logo associada aos ” Supertramp “. A meu ver, a sua saída da manda deixou um vazio e uma irreparável solução em termos de alternativa à banda. Os Supertrampe sempre tiveram dois Mundos bastante distintos no mesmo seio musical. De um lado o actual lider e fundador ” Rick Davis ” com um estilo mais jazz, também ele um musico excepcional. Por outro lado, Roger Hodgson que deixou aquela magia das chamadas musicas ” gulosas ” como Logical Song, Breackfast in América, School, Dreamer, It`s a raining again e tantas, tantas outras musicas lindas como aquela que ainda é seu cartão de visitas, Give a Little Bit, tocada com aquela magia da sua imortal guitarra de 12 cordas.

    Sonho aínda com um regresso deste fantástico musico aos Supertramp. Porque a banda continua a sofrer um vazio muito grande com a sua ausência.
    Pelo sim, pelo não. vamos ficar atentos a um eventual álbum de originais deste senhor musico. Porque o seu ultimo registo já foi à dez anos. Chame-se ” Open the Door ” e garanto-vos, é simplesmente Supertram com todo o seu ADN. Obrigado pela partilha e bem ajam.


  11. Alguém pode dizer como comprar o DVD do Roger Hodgson ao vivo no coliseu de Lisboa?


    • O show do coliseu ou do Crato nao foi editado. O único DVD comercializado e o de 2006 em Montreal. No inicio de 2012 será editado em Blu-ray. O DVD do concerto de Paris que deu lugar ao duplo dos supertramp (ha 30 anos…) também não tem previsão de ser editado e provavelmente nunca sairá por culpa de uma pessoa apenas…so mais uma nota, em 1979 o front man dos Supertramp e quem fazia a ligacao da banda com o publico (e ainda hoje faz) era o JAH. Roger, alem de muito simpático, e uma pessoa muito generosa. A musica permitiu lhe ir perdendo a timidez.
      Um abraço a todos.
      PS. Podem acompanhar informação actualizada na pagina do FBook: Roger Hodgson Fan Club Portugal



Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: